Planos Flexíveis de Energia Solar

O consórcio é uma maneira segura e econômica de adquirir um bem ou serviço, ideal para quem não tem pressa, tem disciplina e deseja investir, sem descapitalizar recursos.

  • Bens a partir de R$ 10mil
  • Parcelas a partir de R$ 180,00
  • Soma de cartas para bens de maior valor
  • Possibilidade de utilização de cartas para: motos, automóveis, tratores e caminhões.
  • Pagamento mensal, semestral e anual 

Principais dúvidas

1. O Brasil tem potencial para geração de energia solar?

Sim, o Brasil apresenta grande potencial de geração de energia solar. Segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar, a incidência de raios solares no país é cerca de 40% superior à da região mais ensolarada da Alemanha, que é um dos líderes no uso da energia solar fotovoltaica (FV).

2. Qual o sistema fotovoltaico ideal para mim?

Isso depende de vários fatores como o consumo de energia, a potência do painel, localidade, orientação e inclinação do painel, temperatura, dentre outros. Lembre-se, o ideal é sempre consultar um técnico de sua confiança para optar pelo sistema mais indicado para atender sua necessidade.

3. Qual é a vida útil do sistema?

Estudos apontam, que em média, desde que sejam feitas as corretas manutenções, um sistema fotovoltaico conectado à rede tem uma vida útil de 25 a 30 anos, podendo, no futuro, ser maior ainda

4. Quais os benefícios em utilizar energia solar?

Entre os principais benefícios na geração de energia solar, destacam-se:
  • A energia depende de uma fonte inesgotável e gratuita – o Sol;
  • O Brasil tem ótimo índice de irradiação solar e é viável em praticamente todo o território;
  • Redução de perdas por transmissão e distribuição de energia, já que a eletricidade é consumida onde é produzida;
  • Baixo impacto ambiental, já que a produção de energia fotovoltaica não gera emissão de gases de efeito estufa;
  • Rápida instalação devido à sua grande modularidade e baixo custo de manutenção;
  • Excelente recurso para locais de difícil acesso ou fora das redes de energia instalados. Por exemplo, vilas ou casas situadas em pontos isolados e com baixas densidades demográficas.

5. Posso vender energia para a concessionária?

Não. A legislação brasileira permite apenas a compensação de energia, quando a produção for maior que o consumo em um mês gera créditos a serem utilizados em outro período (até 60 meses) na mesma unidade consumidora ou em outra pertencente ao mesmo CPF ou CNPJ, dentro da mesma concessionária.

6. É necessária alguma adaptação em minha casa ou empresa?

Em geral não, é possível aproveitar a fiação elétrica já existente da sua casa ou empresa, bem como o seu telhado ou laje para fixação dos painéis, em alguns casos pode haver a necessidade de reforçar a estrutura do telhado para suportar o peso das placas.

7. Onde posso instalar um sistema fotovoltaico?

O mais comum é instalar o sistema no telhado de edificações porque ocupa uma área que não seria utilizada para outro fim e reduz os riscos de sombreamento no sistema. Ao instalá-los sobre o telhado, você tem ainda a vantagem de poder utilizar a instalação elétrica da edificação como interface entre o gerador solar e a rede elétrica pública.

8. Como é o funcionamento do sistema durante a noite?

O funcionamento do sistema se dá durante o dia, portanto, a energia gerada durante o dia acima do seu consumo, será direcionada para a rede da distribuidora e convertida em créditos para abater no uso de energia durante o período noturno.

9. Como faço para instalar um sistema fotovoltaico em minha casa/empresa?

O projeto de instalação e de conexão à rede de um micro ou minigerador fotovoltaico deve ser realizado por uma empresa com experiência comprovada nessa área. Assim, o primeiro passo é entrar em contato com uma empresa fornecedora de sistemas fotovoltaicos.