O que é Energia Solar

Como você já deve saber, a energia solar é uma fonte limpa e renovável de geração de eletricidade através da captação de luz, irradiação e calor. Seu uso tem crescido nos últimos anos e esse tipo de geração de energia tem potencial para se desenvolver ainda mais no Brasil, que é um país muito ensolarado durante a maior parte do ano.

Todas as formas de energia que conhecemos derivam da energia solar. É a energia do sol que altera o estado físico da água, fazendo com que essa migre e possa ser represada e aproveitada nas usinas hidrelétricas. O aquecimento das massas de ar provoca os ventos, que são aproveitados nos aerogeradores dos parques eólicos. É a energia solar, absorvida na fotossíntese, que dá vida às plantas utilizadas como fonte de energia de biomassa.

qual-o-preco-da-energia-solar-no-brasil

Tipos de Energia Solar

Os tipos de energia solar mais conhecidos são a energia solar fotovoltaica e a energia solar térmica.

A energia solar fotovoltaica gera energia elétrica diretamente dos raios solares.

A energia solar térmica (conhecida como “Aquecedor solar”) utiliza o calor do sol para aquecer líquidos.

Energia solar fotovoltaica

A tecnologia fotovoltaica converte diretamente os raios solares em eletricidade. Os Painéis Solares, normalmente, possuem uma aparência azulada ou preta e são instalados em grupos chamados de sistemas fotovoltaicos. Os painéis solares fotovoltaicos são utilizados em casas, comércios ou indústrias principalmente para gerar eletricidade e reduzir a conta de luz.

Quando você opta pela instalação de um sistema de energia solar fotovoltaico, seu relógio de luz é substituído pela concessionária de energia por um relógio bidirecional. Ele passa a medir tanto a energia que entra em seu estabelecimento através da rede elétrica; por exemplo, a noite quando não tem sol; e também a que é injetada na rede da concessionária, que é a energia que não é consumida no momento da geração do sistema solar fotovoltaico em sua residência ou outro estabelecimento que aqui chamamos de “excedente”. Isso acontece porque, caso seja gerada mais energia do que você usa, você recebe um crédito de energia da rede convencional. Este crédito, ou energia gerada não consumida no momento, fica disponível para o seu uso, em períodos de menor geração, pode até 5 anos.

Se você quer reduzir a sua conta de luz produzindo energia elétrica com a luz do sol você esta no lugar certo! 

Energia solar térmica (Aquecedor Solar)

Sabe quando, nos meses mais frios, a conta de luz aumenta devido aos praticamente inevitáveis banhos quentes? Esse tipo de captação e conversão de energia solar minimiza esse problema.

O foco é o aquecimento de água onde a energia térmica usa o calor do sol diretamente para aquecer a água. O sistema de aquecimento também utiliza painéis solares do tipo coletor solar térmico, para coletar a energia térmica da radiação solar e transferir para a água, deixando-a aquecida e que será armazenada em um reservatório térmico (chamado de Boiler), que manterá a sua temperatura até o momento da utilização.

Usar o aquecimento solar em vez de um chuveiro elétrico, por exemplo, possibilita uma redução drástica no consumo da energia, por ser um dos itens que mais consomem eletricidade em uma casa. 

Principais dúvidas

1. O Brasil tem potencial para geração de energia solar?

Sim, o Brasil apresenta grande potencial de geração de energia solar. Segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar, a incidência de raios solares no país é cerca de 40% superior à da região mais ensolarada da Alemanha, que é um dos líderes no uso da energia solar fotovoltaica (FV).

2. Qual o sistema fotovoltaico ideal para mim?

Isso depende de vários fatores como o consumo de energia, a potência do painel, localidade, orientação e inclinação do painel, temperatura, dentre outros. Lembre-se, o ideal é sempre consultar um técnico de sua confiança para optar pelo sistema mais indicado para atender sua necessidade.

3. Qual é a vida útil do sistema?

Estudos apontam, que em média, desde que sejam feitas as corretas manutenções, um sistema fotovoltaico conectado à rede tem uma vida útil de 25 a 30 anos, podendo, no futuro, ser maior ainda

4. Quais os benefícios em utilizar energia solar?
Entre os principais benefícios na geração de energia solar, destacam-se:
  • A energia depende de uma fonte inesgotável e gratuita – o Sol;
  • O Brasil tem ótimo índice de irradiação solar;
  • Redução de perdas por transmissão e distribuição de energia, já que a eletricidade é consumida onde é produzida;
  • Baixo impacto ambiental, já que a produção de energia fotovoltaica não gera emissão de gases de efeito estufa;
  • Rápida instalação devido à sua grande modularidade e baixo custo de manutenção;
  • Excelente recurso para locais de difícil acesso ou fora das redes de energia instalados. Por exemplo, vilas ou casas situadas em pontos isolados e com baixas densidades demográficas.
5. Posso vender energia para a concessionária?

Não. A legislação brasileira permite apenas a compensação de energia, quando a produção for maior que o consumo em um mês gera créditos a serem utilizados em outro período (até 60 meses) na mesma unidade consumidora ou em outra pertencente ao mesmo CPF ou CNPJ, dentro da mesma concessionária.

6. É necessária alguma adaptação em minha casa ou empresa?

Em geral não, é possível aproveitar a fiação elétrica já existente da sua casa ou empresa, bem como o seu telhado ou laje para fixação dos painéis, em alguns casos pode haver a necessidade de reforçar a estrutura do telhado para suportar o peso das placas.

7. Onde posso instalar um sistema fotovoltaico?

O mais comum é instalar o sistema no telhado de edificações porque ocupa uma área que não seria utilizada para outro fim e reduz os riscos de sombreamento no sistema. Ao instalá-los sobre o telhado, você tem ainda a vantagem de poder utilizar a instalação elétrica da edificação como interface entre o gerador solar e a rede elétrica pública.

8. Como é o funcionamento do sistema durante a noite?

O funcionamento do sistema se dá durante o dia, portanto, a energia gerada durante o dia acima do seu consumo, será direcionada para a rede da distribuidora e convertida em créditos para abater no uso de energia durante o período noturno.

9. Como faço para instalar um sistema fotovoltaico em minha casa/empresa?

O projeto de instalação e de conexão à rede de um micro ou minigerador fotovoltaico deve ser realizado por uma empresa com experiência comprovada nessa área. Assim, o primeiro passo é entrar em contato com uma empresa fornecedora de sistemas fotovoltaicos.

10.Eu consigo “zerar” a minha conta de luz com um sistema de energia solar fotovoltaica conectado na rede?

Não, infelizmente a maioria das Distribuidoras de energia irão lhe cobrar um mínimo para estar conectado na rede e além disso tem a taxa de iluminação pública que é cobrado na conta também. Mas você consegue reduzir em até 95% o que você paga na conta de luz com o seu Gerador de Energia Solar.

11.Eu posso ligar somente o meu ar-condicionado ou geladeira com energia solar?

O sistema de energia solar é, normalmente, conectado no seu quadro de luz. Desta forma a energia que os painéis produzem é usada na casa toda (para tudo o que estiver conectado na tomada de sua casa ou empresa).

12.Se acabar a luz da rua o meu sistema de energia solar continua funcionando?

Não. Se o seu sistema estiver conectado na rede elétrica da distribuidora o inversor fotovoltaico irá desligar e isolar o seu sistema fotovoltaico por uma questão de segurança (Desta forma você evita causar um acidente ou estragar o seu sistema).

13.O sistema de energia solar faz barulho?

Não, ele é super silencioso.

14.A Manutenção do sistema de energia solar é cara?

Não, pelo contrário, muito barata. Basta passar um pano nas suas placas se elas ficarem muito sujas.

15. É possível monitorar a produção de energia solar?

Sim, por meio de um inversor fotovoltaico que possa ser conectado à Internet. Dessa forma, é possível acompanhar a produção em tempo real, inclusive por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Uma empresa que atua com uma variedade de soluções em sustentabilidade energética e engenharia para Campo Grande e região.

Fundada por empresário italiano, casado, que viu no Brasil, em especial Mato Grosso do Sul, potencial energético em energia limpa e renovável. Investindo mais que valores, busca propiciar aos clientes e amigos serviços de excelência desde o projeto ao pós-venda, dando todo suporte necessário. A MS Energy Engenharia tem como pilares de atuação comercial o respeito e transparência com o cliente, zelando pela boa comunicação para que assim aja um relacionamento de qualidade.

 

Soluções Completas em Energia Solar

5/5

MS Energy engenharia – Todos os direitos reservados

Horário de Atendimento De Segunda à Sexta: 08:00 – 17:00

Telefone: +55 67 3029-5959

Email: [email protected]

Av. Hiroshima, 736 –  Carandá Bosque, 79032-050, Campo Grande – MS

CNPJ 08.075.240/0001-67